Pilates é um método de exercícios físicos que qualquer pessoa pode praticar, o seu objetivo visa melhorar a saúde e bem-estar.
Apesar de ser mais popular entre as mulheres, muitos homens estão aderindo à prática, pois os exercícios são capazes de tratar dores, prevenir lesões e melhorar o condicionamento físico.
De antemão, se você sofre com dores nas costas, saiba que o pilates corrige a postura e realinha a musculatura.
Se você quer saber como obter a postura correta, tratar as suas dores, ter mais saúde e qualidade de vida, continue a leitura que vamos explicar tudo. Vamos lá?
O que é Pilates
Pilates é um conjunto de exercícios físicos, e é capaz de ampliar a capacidade de movimentos, aumentar o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.
Joseph Pilates — considerado o pai do Pilates — dizia que “A Contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.”
No início, Joseph denominou seu método de “Contrologia”, e a norteou em 6 princípios básicos: concentração, centralização, fluidez, respiração, precisão e controle.
História do pilates
Joseph Hubertus Pilates foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico. Ele nasceu em Mönchengladbach na Alemanha em 1883, e foi filho de um ginasta e uma naturopata.
Quando criança, ele sofria de asma, febre reumática e raquitismo. Por causa dos seus problemas de saúde da infância, ele praticava atividades físicas, e estudava anatomia, fisiologia humana e fundamentos da medicina oriental.
Joseph amava praticar atividade física e diversos exercícios, ele chegou a praticar esqui, boxe, mergulho, ginástica, kung fu e yoga. A prática dessas modalidades, levou ele a inventar vários exercícios em seu método.
Em 1926, ele resolveu sair da Alemanha, por causa da situação política e social do país. Então, decidiu ir para os Estados Unidos, durante a viagem conheceu uma jovem enfermeira que tornou-se a sua esposa.
Apenas três anos depois, na 8ª Av. de Nova York, juntos eles criaram o primeiro estúdio de pilates, e diversos artistas e famosos viraram seus alunos.
Logo, o seu método começou a se tornar popular para as pessoas que buscavam força, melhorar a postura e também a reabilitação através dos exercícios físicos.
Enfim, esse foi apenas um breve resumo. Se você gostou e quer ver a história com mais detalhes, recomendamos este vídeo do canal VOLL TV do Youtube.
Quais são os tipos de pilates
O Pilates evoluiu ao longo do tempo, e logo foram criados diversos tipos, os mais conhecidos são:
- Pilates Clássico
- Pilates Contemporâneo
- Mat Pilates
- Pilates Reformer
- Pilates Clínico
- Stott Pilates
- Pilates Híbrido
Pilates Clássico
É o método original do pilates, conhecido por “cronologia”, foi criado por Joseph Pilates, os exercícios seguem etapas em uma ordem específica, são feitos no tatame e também nos aparelhos especiais.
Pilates Contemporâneo
O método contemporâneo, também é conhecido como (pilates híbrido), por causa da mescla com o método clássico e outros exercícios, como: yoga, fisioterapia, aeróbica, exercícios aéreos, etc.
Mat Pilates
A Mat Pilates ou então Pilates Solo como é popular no Brasil, tal qual o nome já indica é feito em um colchonete. Os exercícios fortalecem os quadris, assoalho pélvico, ombros, músculos das pernas e região lombar.
Pilates Reformer
Os exercícios são feitos em aparelhos especiais, que são conhecidos como reformadores de pilates, e é indicado para a reabilitação, aumentar o condicionamento físico e flexibilidade. Contudo, esta modalidade deve ser feita sob a supervisão de um instrutor qualificado e experiente.
Pilates Clínico
São exercícios terapêuticos que são supervisionados por fisioterapeutas, é considerado útil para estabilizar os músculos do pescoço e da região lombar. Logo, é indicado para a recuperação após a cirurgia e reduzir a dor crônica.
Stott Pilates
Stott Pilates é indicado para pessoas que tenham dor intensa, lesão na coluna, pescoço, costas e ombros, ou que fizeram cirurgia. Ou seja, foi projetado para apoiar e restaurar a curva original da coluna.
Como praticar com segurança
O pilates quando é praticado corretamente proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental. Contudo, é preciso praticar sob a supervisão de um profissional qualificado.
O instrutor irá te ajudar a executar os exercícios de forma correta, evitando erros e possíveis lesões!
Atualmente, no Brasil somente três tipos de profissionais são habilitados para dar aulas de pilates. São pessoas com formação (ou cursando) em fisioterapia, terapia ocupacional, ou educação física, e que tenham certificação em pilates.
Se você pretende aderir a prática dos exercícios, é preciso que o instrutor saiba a parte teórica e os princípios básicos da cronologia.
Mas, somente isso não indica que ele poderá te ensinar! Porque, nem todas as pessoas têm a mesma idade, forma ou tamanho, e algumas delas possuem limitações, ou lesões.
Portanto, o profissional precisa ter um espaço adequado, ser experiente, amigável, encorajador e amar o que faz!
Quais são os benefícios do pilates
Se acompanhou o texto até agora, você quer saber como melhorar a sua saúde e qualidade de vida, correto? Então, veja seguir quais são os benefícios do Pilates que você pode obter:
- Amplitude articular – Aumenta flexibilidade do corpo, e recupera a mobilidade para executar os movimentos do corpo.
- Fortalecimento do Core – Proporciona potência, força, e ajuda estabilizar a coluna. Ou seja, melhora a sua postura, alivia dores nas costas, região lombar, e principalmente, ajuda a evitar diversas lesões.
- Ganho de massa muscular – Aumenta a resistência dos movimentos, resultando no estimulo ao ganho de massa muscular.
- Consciência corporal – Ajuda a sentir e perceber o próprio corpo durante determinado movimento.
- Alinhamento de toda a cadeia muscular – Exerce função fundamental para a manutenção da postura funcional, e realização dos movimentos do corpo.
- Reduz o estresse – Como qualquer atividade física, os exercícios reduzem sintomas associados ao estresse como as dores de cabeça, tensões musculares, insônia, cansaço e depressão.
Veja também, o que o profissional renomado em educação física Marcio Atalla formado pela USP, explica sobre os benefícios do pilates em seu vídeo no Youtube.
Perguntas Frequentes
Sim, pois os exercícios são de baixo impacto, melhoraram a força, equilíbrio, flexibilidade, e ajudam a tratar dores articulares.
Sim, muitos médicos indicam durante a gravidez. Porque, os exercícios trabalham o alongamento, respiração, e também fortalecem os músculos do assoalho pélvico.
Sim, porque os exercícios trabalham o corpo todo, alongando e tonificando os músculos. Porém, o ideal é conciliar o pilates com exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta, ou até mesmo dançar.
Parabéns, este artigo sobre pilates é muito didático! A Academia do Carlão tem as melhores professoras de Pilates em Atibaia-SP.